LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho.
Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho é um laudo conclusivo elaborado por engenheiro de segurança, que tem a finalidade de explicar as condições do ambiente de trabalho, mostrando todos os agentes (químicos, físicos e biológicos), que causem prejuízo a saúde do trabalhador em cada ocupação.
Este Laudo identifica quais são as atividades insalubres da empresa, para comprovar e informar a atividade exercida sob condições especiais nos formulários do perfil profissiográfico previdenciário, exigida pelo INSS, para fins do requerimento das aposentadorias especiais.
Gostaria de saber como implantar o LTCAT na sua empresa ?
Consulte a ENGENORTH e saiba tudo que podemos fazer por sua empresa.
Perguntas & Respostas
1) O que deve conter o LTCAT ?
O LTCAT deverá conter as informações detalhadas, solicitadas pela IN-DC-79 do INSS / MPAS. A empresa que não mantiver o Laudo Técnico atualizado com referência aos agentes nocivos, ou emitir documentos em desacordo com o respectivo laudo, estará sujeita a PENALIDADE prevista no Art. 133 da Lei 8.213 de 1991.
2) Quem é o responsável técnico pelo LTCAT ?
O LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho, por determinação expressa da legislação previdenciária, deve ser expedido por engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho.
3) Qual a diferença entre o LTCAT e o PPRA ?
O LTCAT, como o nome diz, é um laudo técnico, isto é, um documento que retrata as condições do ambiente de trabalho de acordo com as avaliações dos riscos, concluindo sobre a caracterização da atividade como especial. O PPRA, por sua vez, é um programa de ação contínua, não é apenas um documento. O LTCAT pode ser um dos documentos que integram as ações do PPRA. O PPRA é uma exigência da legislação trabalhista (Norma Regulamentadora nº 9) e o LTCAT da legislação previdenciária.
Gostaria de realizar um LTCAT na sua empresa ?
Consulte a ENGENORTH e saiba tudo que podemos oferecer.
[bestwebsoft_contact_form lang = *]